Get Adobe Flash player

Reinaldo Lionço é o excecutor do projeto que transformou a saude de Zé Doca

“PARCERIA DE GESTÃO” FAZ UM BALANÇO DOS 90 DIAS À FRENTE DA SAÚDE DE ZÉ DOCA.

Zé Doca – Através do programa “Mesa Redonda Debate” autoridades na área da saúde e representantes da OCIP, parceiros da prefeitura de Zé Doca fizeram um balanço geral dos noventas dias de atuação à frente do sistema de saúde do município.

Dr. Rildo Freitas, representante da instituição, Francisco Lima, diretor do Hospital Municipal, SESP, João Andreza, coordenador administrativo da secretaria de saúde e o empresário Reinaldo Lionço que é o executor deste.

Rildo Freita impôs austeridade na administração pública

Dr. RILDO FREITAS iniciou sua participação falando sobre a trajetória desta parceria. Lembrou da situação de como receberam o sistema e a real situação vivenciada hoje pela população. No inicio foi feito um diagnóstico de todos os problemas e dos pontos mais críticos da situação, “Fizemos uma avaliação destes problemas, em seguida montamos um plano de ações para depois colocarmos em práticas as determinações tomadas”. Já na reta final dos noventas dias, prazo estipulado para apresentação dos resultados desta primeira etapa, esta sendo elaborado um relatório para prestação de contas  ao conselho municipal de saúde, câmara de vereadores e  sociedade em geral,  para que se avalie se houve melhora ou não neste setor. Rildo disse que entre os pontos primordiais foram traçadas as seguintes metas:

1º)- MELHORIA NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS – “Além da conscientização, fizemos um trabalho de recuperação do próprio ego dos funcionários, para e recuperar e estimular, que a mudança no atendimento seria primordial no nosso projeto, este trabalho de conscientização será freqüente” disse Rildo. “ Infelizmente tivemos que demitir alguns funcionários que estavam obsoletos neste sistema, ou seja, estavam lá por questões políticas e não por questões técnicas. Tivemos alguns problemas, mas falamos para o prefeito que era necessário e ele nos deu total apoio.

2º) MELHORIA NA INFRAESTRUTURA – “Encontramos a estrutura do hospital do SESP e dos postos de saúde sem a devida estrutura que o sistema exige, fizemos reformas no SESP, tentamos dar um visual menos triste que é um hospital, com melhoria na fachada, jardins, bancos de assentos, sistema de refrigeração, pintura geral, higienização e etc”.

3º)- AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS – “Ainda não atingimos o ideal, porém, hoje podemos dizer que temos equipamentos de primeira qualidade para o atendimento básico, ou seja, novo centro cirúrgico, berçário, centro de pediatria, atendimento aos prematuros, radiografia etc.. Rildo Freitas disse que solicitou aos servidores que vestissem realmente a camisa e admitiu que muito ainda há para se fazer  “Ainda há muito para se fazer, buscamos trabalhar em  unidade, pois ninguém trabalha só, queremos aumentar o número de leitos, pois o aumento da demanda tem sido muito grande, isto quer dizer que os usuários estão acreditando,  vendo as melhorias e estão voltando ao SESP”.

Rildo pediu que os usuários e os próprios funcionários informem as possíveis faltas ou  problemas, para buscar e sanar esses problemas, que com certeza ainda existem.

4º)-REESTRUTURAÇÃO NO CORPO CLÍNICO – “Enquanto fazíamos as reformas necessárias, paralelamente tivemos que capacitar ou  buscar no mercado, funcionários para manejar os novos equipamentos”.Tivemos que reestruturar o corpo clinico, com médicos em várias especialidades  para propiciar um atendimento qualitativo aos usuários. È difícil, porque existe muita demanda de médicos em todo o Maranhão.

Rildo disse que após estes primeiros noventa dias, vai colocar em prática o “Plano 2”  em ação, entre  os objetivos estão a contratação de mais profissionais para suprir algumas especialidades,  aquisição de mais e modernos equipamentos para a unidade hospitalar, aumento do número de postos de saúde na zona rural para atender aos pacientes do interior e outras medidas para viabilizar a melhoria no atendimento publico.

Rildo finalizou sua participação dizendo que esta a disposição, para sugestões e criticas, no sentido de melhorar sempre e elevar a qualidade da saúde de Zé Doca.

Andreza "Estou feliz em ver essa transformação na saude pública da minha cidade"

JOÃO ANDREZA FILHO, coordenador administrativo da Secretaria de Saúde, disse estar feliz por  fazer parte deste processo de transformação na saúde e agradeceu ao prefeito Natin pelo apoio.  Andresa disse que a população já começa a ver as mudanças neste setor, isto, graças ao trabalho de toda a equipe, “Acompanhei o processo, antes e depois, hoje observo que há planejamento, determinação e os resultados estão aparecendo, parabenizo o prefeito por ter tido a coragem de fazer estas mudanças e,  aos parceiros (OCIP), pelo trabalho desenvolvido nestes primeiros 90 dias”.

Andreza elogiou o trabalho e atuação do diretor do Hospital M

unicipal, Francisco Lima “Não poderia ter sido feita melhor escolha, o Francisco vem desenvolvendo um excelente trabalho” . Quanto aos trabalhos da VAN, Andreza  disse que ela fará viagens todas as segundas, quartas e sextas feiras para atender aos pacientes que necessitem viajar para São Luis, principalmente às pessoas mais pobres. “Gastávamos muito dinheiro pagando passagens, agora vamos ter uma VAN da própria secretaria somente para atender a estes pacientes a partir do dia 18 de abril” disse Andreza.

Francisco Lima "Hoje temos equipamentos de primeira qualidade no SESP"

FRANCISCO LIMA, diretor do Hospital Municipal confirmou que esta à frente do Hospital Municipal  a menos de um mês, mas pode perceber melhorias consideráveis no sistema de saúde. Falou sobre os novos equipamentos e melhorias:

PROCESADORA DE RAIO X – Esse equipamento dá mais qualidade à película do RAIO X, alem de maior rapidez na revelação, isso ajuda para que possamos atender um numero maior de usuários.

PEDIATRIA, o diretor disse que atualmente este setor esta praticamente completo em equipamentos, agora contamos com uma ENCUBADORA , EQUIPAMENTO DE FITOTERAPIA E UM BERÇO AQUECIDO, com isso teremos uma redução de 50 a 60% de mortes pré-maturas no hospital.

O CENTRO CIRURGICO conta hoje com um carrinho para atendimento de parada cardíaca totalmente equipado, temos um DESFRILIZADOR e estamos aguardando a chegada de outro com manuseio mais fácil  que será disponibilizado no setor da emergência, foram criadas DUAS ENFERMARIAS para procedimentos e acompanhamento pós-operatório. “Podemos afirmar que no setor de internação não existe mais nenhum colchão rasgado ou danificado, (os antigos estavam

rasgados e traziam grandes chances de infecção hospitalar devido ao acumulo de bactérias), os colchões, assim como os lençóis e leitos são todos novos, além da reforma de toda a parte estrutural das enfermarias. Lima disse que a procura pelo atendimento teve um aumento considerável ultimamente, isso mostra que a população voltou a acreditar no serviço prestado pelo Hospital Municipal, “A reaparelhagem e o melhor atendimento diminuiu consideravelmente o envio de pacientes para a capital do estado”

Quanto aos procedimentos de CONSULTAS, Lima disse que primeiro eles vão passar por uma avaliação do clinico geral para em seguida, se necessário, recomendar o especialista adequado.

Hoje o SESP conta com DOIS MÉDICOS, um no centro cirúrgico e outro no setor de emergência.

O SESP conta ainda com as seguintes especialidades: Fisioterapia, cardiologia, pediatria nutricionista, ortopedista, oftalmologia,  fonoaudiologia, odontontologia, psicologia, gastroenterologia, além de assistente social.

Será instalada uma OUVIDORIA para que as pessoas possam fazer suas denuncias e sugestões, bem como opinar quanto ao sistema de saúde do município.Sobre a VAN, os pacientes deveram procurar a Assistência Social, que irá inserir estes pacientes no Programa de Tratamento Fora do Domicilio (TFD), para serem encaminhadas aos hospitais ou na CASA DE SAUDE.

Francisco Lima  convocou o povo a fazer uma reflexão sobre a situação da saúde. “Contamos com estas vantagens que esta parceria esta nos oferecendo, que muito já fez, mas que muito ainda irá  fazer”. Lima encerrou agradecendo e parabenizando o prefeito Natin por esta incrível transformação na saude de Zé Doca

Reinaldo Lionço disse que vai trazer um Mamógrafo para O SESP

O executor deste projeto, REINALDO LIONÇO da empresa RL esta à frente da administração da saúde de Zé Doca, disse que manteve contato com o prefeito Natin através de um amigo e recebeu o convite para ajuda-lo a implantar este sistema em Zé Doca. Quando chegou, ficou meio que preocupado com a situação do Hospital Municipal, detectou inúmeras falhas, mas aceitou o desafio, disse que enfrentou duras críticas, mas para superá-los teve que enfrentar as críticas e a desconfiança por parte de algumas pessoas “Sabia que teria pela frente inúmeros problemas, trouxe alguns profissionais da minha equipe, fizemos um levantamento geral da situação, em seguida organizamos um plano de trabalho e fomos a luta” disse Reinaldo.

“A reforma estrutural foi muito importante, quisemos dar outro visual ao hospital, fizemos um trabalho de humanização no atendimento ao paciente, adquirimos novos e modernos equipamentos, reformamos os postos de saúde, colocamos em prática a operacionalidade da FARMACIA POPULAR, reaparelhamos o centro cirúrgico e o setor de pediatria, contratação de médicos especialistas, tudo em menos de 90 dias”  disse Reinaldo Fionço.

Na medida em que forem detectadas algumas necessidades, ela serão analisadas e supridas, disse que o trabalho realizado ainda não é o ideal ao projetado pela OICP, mas com tempo chegará ao seu ideal.

Reinaldo finalmente contou a novidade que todos esperavam, “Nesta nova etapa vamos implantar um MAMÓGRAFO será o único hospital municipal da região em ter um equipamento desta magnitude” Reinaldo confirmou que nesta segunda fase, além do MAMÒGRAFO, já esta no planejamento um MUTIRÃO DE CIRURGIAS onde serão realizadas cirurgias de varias naturezas, disse que será implantado também um CENTRO DE DIAGNÓSTICOS.

“Nosso objetivo é fazer de Zé Doca, uma cidade de referência em saúde pública no Maranhão”  finalizou Reinaldo Lionço.

Constantino Neto parabenizou  toda a equipe de trabalho deste projeto, “Fico feliz e orgulhoso de acompanhar e ver a transformação positiva que a saúde de Zé Doca passou nestes últimos 90 dias,  não temos recebido muitas reclamações no atendimento no SESP, claro que muitas coisas ainda deveram ser feitas, mas quero dar o meu aval para que este projeto tenha continuidade, pois tudo que é bom para Zé Doca e para o povo, é bom para nós da imprensa local”.

Constantino Neto ainda pediu o apoio do Conselho municipal de Saúde , para que dêem mais um voto de confiança a esta parceria,que no entender do radialista só trouxe benefícios e melhorias para o sistema de saúde de Zé Doca.

Na próxima terça feira, o Conselho municipal de Saúde vai analisar o trabalho realizado nestes 90 dias, os conselheiros vão ter a responsabilidade de decidir se a parceria continua ou não.

2 Responses to “REINALDO LIONÇO DIZ QUE ZÉ DOCA SERÁ UMA REFERÊNCIA EM SAUDE PÚBLICA NO MARANHÃO”

  • Carlos:

    gostaria de pedir que voces falassem sobre a fuga de um delinquente da delegacia de santa luzia do paruá no Maranhao. ele fugiu na madrugada da ultima quinta feira. Moises Lima Costa, é assassino confesso do secretario de administração de Nova olinda MA. o mesmo o assassinou com 13 golpes de canivete dentro de sua propria casa. depois o assassino roubou notboock, celular, sendo preso um dia depois do crime. agora nós estamos em perigo. por favor anuncie sua foto, nos ajude a ter um pouco mais de tranquilidade. qualquer um pode ser a poxima vitima. segue o endereço do orkut do moises lima costa, nesse endereço é possivel ver imagens do assasino. muito obrigado.
    PROFILE DE MOISES:http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=1990761367390077792&rl=mo

    http://www.1cn.com.br/2011/3/1/preso-assassino-do-secretario-de-admnistracao-de-sta-luzia-do-parua-12147.htm

Leave a Reply

Rádio Alvorada
Enquete

Qual Vereador foi mais atuante na câmara de Zé Doca?

View Results

Loading ... Loading ...
Calendario
julho 2014
D S T Q Q S S
« mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  






Categorias






Nº Visitas